Relatório do 8º Seminário do Núcleo Lusófono destaca a importância de NDCs transparentes para atrair financiamento climático

O Núcleo Lusófono para Transparência, iniciativa conjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Parceria para a Transparência no Acordo de Paris (PATPA) tem o prazer de anunciar o lançamento do relatório final do 8º Seminário do Núcleo Lusófono, realizado entre 8 e 11 de abril de 2025, em Brasília, Brasil. O evento reuniu representantes governamentais e técnicos de nove países lusófonos, além de especialistas internacionais e jovens líderes, para debater como garantir que as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) sejam monitorizáveis, transparentes e mais atrativas ao financiamento climático.

Um momento estratégico para os países lusófonos

Com a maioria dos países da comunidade lusófona preparando sua NDC3.0 e/ou o primeiro Relatório Bienal de Transparência (BTR), o seminário ocorreu em um momento-chave para integrar os dois processos e alinhar práticas técnicas, metodológicas e institucionais. A conexão entre os BTRs e as NDCs é essencial para garantir a rastreabilidade das ações climáticas e, consequentemente, aumentar a confiança de investidores e financiadores internacionais.

Sessões práticas e intercâmbio de experiências

O seminário contou com sessões interativas e oficinas práticas sobre:

  • Uso da ferramenta relatório da ETF (ETF Reporting Tool) da UNFCCC;
  • Definição de indicadores, projeções e políticas e medidas de mitigação;
  • Partilha Sul-Sul, com base em casos reais, como o do Brasil e da Guiné-Bissau, que já submeteram seus primeiros BTRs;
  • Participação ativa de jovens representantes que discutiram sua inclusão nos processos de transparência.

Resultados concretos e próximos passos

O evento gerou compromissos concretos, como o fortalecimento da cooperação Sul-Sul entre os países participantes e a criação de uma rede de jovens lusófonos pela transparência climática. Entre os resultados esperados estão:

  • Criação de sistemas nacionais que integrem elaboração de políticas e processos de transparência;
  • NDCs mais transparentes e elaboradas em conformidade com as diretrizes para seu monitoramento;
  • Maior eficiência no uso de recursos técnicos e financeiros.

Acesse o relatório e inspire-se

O relatório final está disponível em português e documenta com riqueza de detalhes as apresentações, debates, materiais de apoio e avaliações dos participantes. Ele oferece uma base sólida para qualquer país que deseje fortalecer sua capacidade institucional para reportar e implementar suas NDCs de forma eficaz e transparente.
A agenda, as apresentações de cada dia, bem como o relatório final do seminário, estão disponíveis para download aqui.