Year
2020

1º Seminário Virtual do Núcleo Lusófono PATPA

O Núcleo Lusófono da Parceria para Transparência no Acordo de Paris (PATPA) organizou seu 1º Seminário Virtual dedicado ao intercâmbio e atualização entre os países lusófonos, no dia 13 de agosto 2020. O evento atraiu grande interesse com mais de 70 participantes.

Três representantes dos países de língua portuguesa apresentaram as atividades de intercâmbio realizadas pelo Núcleo Lusófono com o objetivo de ampliar as práticas de Medição, Relatoria e Verificação (MRV) e Transparência sobre Mudança do Clima. Isto incluiu as atividades realizadas entre a COP 25 em Madrid com o encontro dos pontos focais dos países lusófonos, organizado pelo Ponto Focal do Brasil, Marco Túlio Cabral e as missões técnicas em Angola e Moçambique organizadas pelo Programa de Apoio Global (GSP- PNUD-PNUMA).  O encontro virtual terminou com uma extensa sessão de perguntas e respostas. 

 

No link a seguir, você pode encontrar as apresentações dos palestrantes convidados. 

Você pode acessar a gravação do evento através do link a seguir:

https://attendee.gotowebinar.com/recording/5271657286796507149

Como o grande número de participantes, as perguntas durante o seminário virtual e as solicitações recebidas por e-mail mostram, existe um grande desejo dos países em ter mais intercâmbio sobre os assuntos de transparências. Atualmente, o Núcleo Lusófono está examinando se pode oferecer mais formatos desse tipo no futuro próximo.

Este evento virtual foi realizado com o apoio do Ministério Federal de Saúde, Segurança da Cadeia Alimentar e Meio Ambiente da Bélgica, bem como o Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) no âmbito da PATPA e o Programa de Apoio Global (GSP) que é implementado em conjunto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

Contato para perguntas:

PATPA: Isabela Santos, isabela.santos@giz.de 

GSP: Thiago Mendes, thiagomendes81@hotmail.com