cover

Apoio à preparação para o processo de Consulta e Análise Internacional (ICA) – São Tomé e Príncipe

Entre o dia 10 e 12 de maio realizou-se em São Tomé e Príncipe uma missão técnica em colaboração com a iniciativa da Promesa Climática da Direção Geral de Ambiente e do PNUD a pedidio do pais para apoiar-los na semana de Análise e Consulta Internacional (ICA em inglês, International Consultation and Analysis). Este é um processo definido no âmbito da UNFCCC que visa melhorar a transparência das medidas de mitigação e dos seus efeitos, bem como contribuir para o aumento da capacidade dos países através da análise técnica e da consulta internacional dos Relatórios Bienais de Atualização submetidos

A missão foi constituída de duas partes: a Análise técnica do relatório por parte dos consultores com perguntas e respostas  e a simulacao de Semana de análise técnica.

Antes da realização da missão foi realizada uma análise técnica preliminar do primeiro BUR que São Tomé e Príncipe pretende enviar a UNFCCC. Esta análise utilizou um “check-list” preparado pelo Secretariado da UNFCCC que tem como objetivo avaliar a informação apresentada no BUR em relação aos requerimentos estabelecidos pelas decisões da UNFCCC.

Esse apoio vai incluir ainda a elaboração de um conjunto de propostas para reforço da capacidade de São Tomé e Príncipe tanto no que diz respeito à elaboração do BUR como à participação no processo de Análise e Consulta Internacional, assim como no apoio de tradução de materiais para a língua portuguesa.