foto_ncontro_virtual_pontos_focais_núcleo_lusófono

Segundo Encontro Virtual dos Pontos Focais do Núcleo Lusófono

Event Date

No dia 5 de abril de 2022 se reuniram os pontos focais do Núcleo Lusófono para trocar experiencias e aprender mais sobre as necessidades e as questões candentes de cada país lusófono e como avançar juntos no Núcleo Lusófono.

Os rumos do Núcleo Lusófono tanto como as melhores formas sobre como podemos aprimorar as capacidades nacionais dos países lusófonos em termos do MRV e transparência foram discutidos. Da mesma maneira, debatemos as definições do Plano de Trabalho para o biênio 2022 e 2023, assim como os objetivos estratégicos para 2024.

O encontro virtual dos pontos focais ajudou no processo de reflexão sobre as formas de ampliação das oportunidades existentes, os obstáculos identificados nas áreas de capacitação e implementação dos sistemas de MRV e transparência dos países lusófonos e como o Núcleo Lusófono poderia melhor apoiar aos times nacionais. 

Os tópicos técnicos para serem priorizados nos próximos dois anos foram os seguintes:

  • Transição para o Relatório Bienal de Transparência (BTR)
  • Arranjos institucionais
  • Transparência de Adaptação

Concordamos todos que uma vez encerrada a pandemia, o ideal seria retomar os encontros presenciais.

No entanto, estamos percebendo também um valor agregado dos eventos virtuais para fomentar o diálogo entre as pessoas envolvidas e interessadas em transparência com menos esforço temporal e com um alcance mais amplo. Porém, manteremos os formatos virtuais para complementar os encontros presencias.

O próximo encontro presencial terá lugar em Lisboa e será em paralelo com o grupo de transparência de hispano falantes. Isto permitirá um intercâmbio adicional de experiências com outros países, mantendo amplo tempo para discussões e intercâmbio entre os países lusófonos.

A apresentação usada durante o encontro pode ser acessada no canto superior direito.