Núcleo Lusófono na Conferência de Bona sobre Mudanças Climáticas

Event Date
-
Location
Bonn

Do dia 6 a 16 de junho de 2022, delegações do mundo inteiro reuniram-se em Bona (Alemanha) para a Conferência de Bona sobre Mudanças Climáticas a fim de impulsionar a implementação do Acordo de Paris. Ao lado das negociações oficiais vários eventos paralelos relacionados ao tema de transparência foram realizados. O Núcleo Lusófono aproveitou a oportunidade para se reunir várias vezes para discutir questões relevantes de transparência e planejar próximas reuniões.

O dia 7 de junho realizou-se uma primeira reunião informal do Núcleo Lusófono, para trocar informações sobre os relatórios de transparência de cada país lusófono.

No dia seguinte, 08 de junho, ocorreu o encontro global da Parceria para a Transparência no Acordo de Paris (PATPA) onde vários membros do Núcleo Lusófono compareceram. Nesse evento foi discutido a importância de estabelecer capacidades nacionais nos países para reportar e implementar a Estrutura de Transparência Aprimorada (ETF). Foi destacada, que é importante passar de uma abordagem baseada em projetos para um sistema nacional em termos de eficiência e sustentabilidade. É igualmente importante passar de uma abordagem puramente pessoal para estabelecer a vontade política e o compromisso do lado do Governo.

Thiago Mendes, consultor técnico do Núcleo Lusófono, apresentou a importância de capacitações e documentos accessíveis na língua portuguesa no evento paralelo “Applying IPCC AR6 in climate change reporting.”

Além disso, foi acordado que se realizará uma reunião presencial do Núcleo Lusófono em Cabo Verde em julho sobre a Implementação do Livro de Regras do Acordo de Paris e das decisões adotadas em Glasgow relevantes para os Países do Núcleo Lusófono, em especial para adaptação e transparência.

Realizar-se-ia outra reunião em Lisboa, em outubro sobre sinergias, paralelos e co-benefícios entre adaptação e medidas de mitigação à mudança climática - em cooperação com o Grupo Regional da América Latina e do Caribe.

Organiser
PATPA; UNFCCC
Country
Germany